gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Já se pegou tentando ler um processo e teve a impressão de que não estava lendo Português? Não compreendeu metade do que estava escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos Fóruns e Tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantas terminologias  e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples, para que qualquer pessoa possa traduzir e entender facilmente o seu processo. É só clicar na letra correspondente e tirar a sua dúvida.
Caso não encontre alguma terminologia que procura, entre em contato conosco.

Dúvidas e Juridiquês

Como faço para ver o meu processo no aplicativo? 
Clique em "Consultar Processo (Grátis)", escolha o seu estado e a opção para pesquisa de seu processo (Tribunal Justiça Estadual, Federal ou Trabalhista). Depois é só seguir as instruções passadas pelo aplicativo e o site.
Alguns processos que estão em segredo de justiça, não irá aparecer em algumas buscas, ai somente perguntando o número do processo e a senha para seu advogado e fazer a busca pelo número do processo. Caso tenha dúvida de como fazer a pesquisa no aplicativo ou opções, criamos diversos vídeos explicativos que estão disponíveis nos “?” ao lado da opção desejada.

 

Como faço para ver o meu processo no site? 
Clique em "Consultar", escolha o seu estado e a opção para pesquisa de seu processo (Tribunal Justiça Estadual, Federal ou Trabalhista). Depois é só seguir as instruções passadas pelo aplicativo e o site.
Alguns processos que estão em segredo de justiça, não irá aparecer em algumas buscas, ai somente perguntando o número do processo e a senha para seu advogado e fazer a busca pelo número do processo. Caso tenha dúvida de como fazer a pesquisa no aplicativo ou opções, criamos diversos vídeos explicativos que estão disponíveis nos “?” ao lado da opção desejada.
 
Quero saber se tem algum processo em meu nome? (opções disponíveis somente no APP)
Existem duas formas de fazer a pesquisa (faça sempre a busca pelo seu nome e depois pelo seu CPF), uma é clicando em "Consultar Processo (Grátis)" (no aplicativo), escolha o seu estado e faça as buscas nas 3 opções à disposição (Tribunal Justiça Estadual, Federal e Trabalhista). Se não encontrar nada, acesse a opção "Jusbrasil", dentro do "Consultar Processo (Grátis)" e faça uma pesquisa pelo nome. Caso tenha dúvida de como fazer a pesquisa no aplicativo ou opções, criamos diversos vídeos explicativos que estão disponíveis nos “?” ao lado da opção desejada.
 
Meu processo pede uma senha, o que fazer?
Alguns processos correm em segredo de justiça, pois envolve algum menor de idade ou uma das partes solicitou a não divulgação do nome em meios eletrônicos. Se o processo estiver em segredo de justiça, você terá que procurar seu advogado e solicitar a senha para que possa ter acesso ao processo, você tem direito a ela. Se não tiver advogado, procure a OAB mais próxima a você e veja um que possa te atender, pois somente um advogado com OAB poderá solicitar a senha. Caso tenha dúvida de como fazer a pesquisa no aplicativo ou opções, criamos diversos vídeos explicativos que estão disponíveis nos “?” ao lado da opção desejada (disponível no aplicativo).
 
Quero ver mais detalhes do meu processo, tem como?
Para conseguir ver mais detalhes do processo, ou ter acesso aos anexos do processo, você precisará de uma senha. Essa senha você deve solicitar a seu advogado. O problema é que esses documentos estão em termos de difícil compreensão e muitas vezes de interpretação complicada (o famoso Juridiquês). Aconselhamos procurar sempre seu advogado para que possa tirar as dúvidas. Disponibilizamos alguns termos aqui no site, é só clicar na letra corresponte e verificar se tem disponível, caso não tenha, envie uma mensagem para nós na opção contato, que estaremos lhe respondendo.
 
Meu advogado nunca responde meus contatos, o que fazer?
É dever do Advogado prestar esclarecimentos e informações aos seus clientes pois o mesmo é um prestador de serviços. Ocorre que pelo fato de um advogado possuir contrato com vários clientes ao mesmo tempo, pode ocorrer atraso em algumas informações solicitadas. O importante é marcar um atendimento formal para sanar todas as dúvidas no curso de um processo. Todos os Advogados estão sujeitos às normas contidas no Estatuto da OAB, dentre elas existe a que determina a boa prática na comunicação com o cliente.
 
Qual o prazo para a réplica?
O Código de Processo Civil não define prazo específico para a réplica, razão pela qual a princípio o prazo seria 5 dias (se a contestação não apresentou documentos) ou 10 dias (se a contestação trouxe).
 
Quanto tempo vai demorar? 
É impossível prever tempo em se tratando de poder judiciário, e  qualquer coisa que alguém te falar é só previsão, tão ou menos confiáveis  que previsões de videntes, pois isto não depende do seu advogado, não é ele quem julga a causa, não é ele que faz andar o processo no cartório, e acima de tudo não  foi ele quem fez a lei que permite recursos infinitos, logo,  infelizmente por mais boa vontade que tenhamos nunca poderemos lhe responder a esta pergunta a não ser com afirmações genéricas e circunstanciais,  pois por exemplo enquanto um processo simples costuma demorar 2 anos em Porto Alegre, o mesmo processo em média pode durar 6 anos em São Paulo, e pior o fato do processo do seu vizinho ter demorado 2 anos não quer dizer que o seu não vá demorar 4 anos. Justiça é caso a caso. No entanto, o que podemos lhe dizer com certeza é que o seu processo vai demorar muito tempo, muito mais do que você imagina.
 
Como faço a consulta de meu processo trabalhista no TRT2 (São Paulo)? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
 
 
Como faço a consulta de meu processo trabalhista no TRT15 (Campinas)? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
 
Como consulto meu processo no Tribunal Regional Federal do Estado de São Paulo? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
 
Como faço para saber qual é o número do meu processo? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
Essa consulta só funciona para aqueles que possuem um processo no nome, caso não tenha, não irá aparecer. 
 
Como faço a consulta de processo pelo número no Tribunal de Justiça de São Paulo? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
 
Como faço a consulta pelo CPF no Tribunal de Justiça de São Paulo? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)
 
Como faço a consulta pelo nome no Tribunal de Justiça de São Paulo? (Vídeo do funcionamento no aplicativo)

 

Como saber se um advogado está trabalhando o trabalhou de forma correta em meu processo?
Essa é uma pergunta complicada de ser respondida, pois cada advogado trabalha de uma forma e utiliza os métodos que estão mais acostumados. Normalmente achamos que um advogado não trabalha de forma correta quando perdemos uma ação ou o processo esta demorando muito para andar no tribunal (o que é demorado mesmo devido a burocracia de nosso sistema judiciário).
O que podemos orientar, é que procure um outro advogado amigo seu para dar uma olhada no processo ou até mesmo ir até a OAB(Ordem dos Advogados do Brasil) de sua cidade verificar se o processo esta sendo executado de forma correta. Mas uma coisa podemos lhe afirmar, que será difícil um advogado falar que o colega de trabalho dele agiu de forma errada, pois existe uma ética entre eles que não permite.
Sendo assim, antes de escolher um advogado, tenha informações de como ele trabalha, se dá retorno para os clientes, se é especialista na área a qual você esta querendo entrar com a ação e se mesmo assim ficar em dúvida, procure a OAB de sua cidade para verificar se esse advogado tem alguma reclamação junto a eles.
 
Tenho como saber o nome do procurador público que cuida de meu processo?
Tem como saber sim, mas você irá precisar saber o número do seu processo para poder entrar nele. Lá aparece o nome da pessoa que esta te defendendo. Se você não tiver esse número do processo, nós montamos um vídeo mostrando como seria uma busca em nosso aplicativo através do site do Jusbrasil. Dependendo do tipo de processo, lá mesmo irá mostrar.
Segue o link do nosso canal no Youtube com o vídeo explicando como faz a busca: https://www.youtube.com/watch?v=b9GvkVXf3z8   
Pode acontecer de seu processo estar correndo em segredo de justiça a pedido dos envolvidos, nesse caso, terá que ir até o fórum onde corre o processo e pedir detalhes para o pessoal que irá te atender. Lá eles te passaram todas as informações e irão tirar todas as suas dúvidas. Se mesmo assim não conseguir os dados ou informações, você pode ir até a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de sua cidade e perguntar para eles, que irão te ajudar.

 

O que signficam os números de meu processo?
Nós montamos um conteúdo especifico para explicar o que é cada uma das partes dos números do processo, é só clicar aqui para visualizar.
 
Como saber qual Tribunal meu processo está pelo número dele?
Nós montamos um conteúdo especifico para explicar o que é cada uma das partes dos números do processo, é só clicar aqui para visualizar.

 

 

Tenho como saber se possuo pendêndencias em meu CPF de forma gratuita? O como consultar meu CPF Grátis?
Uma pegunta frequente que recebemos é se tem como saber se uma determinada pessoa consegue realizar uma pesquisa de forma gratuita em seu CPf, pois uma das principais maneiras de descobrir o que tem de errado com o nome é esse tipo de pesquisa.  O problema é que muitas vezes para ficar sabendo, é necessário pagar por esse serviço. O que pouca gente sabe, é que nem sempre é necessário gastar para. Na própria internet existem diversos sites aos quais consegue fazer isso de forma rápida e gratuita. O único problema, é que não se encontram em um mesmo local ou consegue fazer essa pesquisa digitando somente uma vez o seu CPF. Para ajudar você, montamos um conteúco do que tem de melhor na internet para realizar essa pesquisa. Saiba como e faça as pesquisas clicando aqui.