DÚVIDAS E JURIDIQUÊS – L

Já se pegou tentando ler um processo e teve a impressão de que não estava lendo Português? Não compreendeu metade do que estava escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos Fóruns e Tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantas terminologias  e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples, para que qualquer pessoa possa traduzir e entender facilmente o seu processo. É só clicar na letra correspondente e tirar a sua dúvida.
Caso não encontre alguma terminologia que procura, entre em contato conosco.

  B   C   D   E   F     H   I       L   M   N   O   P   Q        U     X   W   Y  Z PERGUNTAS  BENEFÍCIOS   

Liquidação: Fase do processo onde calculará o resultado do processo, transformar em números a decisão. Calcular quanto há de pagar, a pena para cumprir, etc…

Liquidação homologada: Significa que o julgador aceitou os cálculos da liquidação de sentença, fixando o valor. 

Local físico prazo: É a localização, a pilha, a mesa, o armário, etc…, no qual o processo está guardado no cartório, no caso na pilha de nome prazo.

Localização ANLS:  É onde está guardado o processo no momento, se não tem esta informação o processo acaba perdido no cartório, agora normalmente o que aparece depois da localização são códigos internos de cada cartório.

Localização na serventia: Local onde o processo está guardado no cartório. É por meio desta informação na qual normalmente aparece algum código interno que os funcionários conseguem se achar dentro do cartório.