gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Já se pegou tentando ler um processo e teve a impressão de que não estava lendo Português? Não compreendeu metade do que estava escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos Fóruns e Tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantas terminologias  e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples, para que qualquer pessoa possa traduzir e entender facilmente o seu processo. É só clicar na letra correspondente e tirar a sua dúvida.
Caso não encontre alguma terminologia que procura, entre em contato conosco.

Dúvidas e Juridiquês

O judiciário só age mediante provocação: Para que o poder judiciário faça qualquer coisa, decida qualquer matéria é necessário que alguém provoque o judiciário para que este se manifeste, por tal se diz que o juiz só age sobre provocação.
 
Ofício: É um documento expedido pelo poder judiciário e encaminhado para alguém que não é parte do processo para que cumpra alguma determinação judicial (ex. Ofício encaminhado ao SERASA para que o mesmo tire alguém da lista de inadimplentes), ou para que forneça alguma informação (ex: ofício encaminhado para o Detran para que informe se o executado possui algum veículo em seu nome). 
 
Ofício expedido: Significa que um ofício foi enviado para alguém.
 
Ordenada: Significa que o julgador deu uma ordem para que algo aconteça. Quem vai executar esta ordem é o cartório judicial.
 
Ordenada expedição: O julgador determinou que alguma coisa seja feita e entregue/enviada para alguém.
 
Ordenada expedição de alvará: Julgador mandou o cartório fazer o alvará que vem a ser o documento através do qual vai ser cumprida uma ordem judicial (ex. soltura, pagamento, etc), costuma ser a melhor notícia do processo.
 
Ordenada expedição de carta AR/MP: O julgador mandou intimar ou citar uma parte do processo pessoalmente através de cartar com aviso de recebimento a ser entregue em mão com recolhimento de assinatura do recebedor.
 
Ordenada expedição de certidão: Significa que o julgador ordenou que fosse feita um documento certificando/comprovando algo sobre o processo. Ex. Uma certidão que diz que um prazo esta em aberto.
 
Ordenada expedição de mandado: O julgador mandou que seja feito e enviado um mandado  - documento que contém uma ordem do julgador (ex. mandado de citação, de penhora, de prisão, etc) 
 
Ordenada expedição de ofício:  O julgador mandou que o cartório judicial faça e envie uma carta para alguém contendo uma ordem ou um pedido de informações.
 
Ordenada expedição de precatória: O julgador solicitou que o cartório prepare e envie uma carta para o juiz de uma outra cidade requisitando alguma coisa.
 
Ordenada expedição de RPV: O julgador determinou a realização de uma requisição para que o governo pague o valor a que foi condenado.
Ordenada intimação: Julgador mandou intimar alguém de alguma coisa dentro do processo.
 
Ordenada intimação do defensor público:  O julgador determinou que o defensor público seja comunicado de algo que ocorreu no processo.
 
Ordenada intimação do MP: O Ministério Público (promotor) foi chamado para ver o processo.
 
Ordenada intimação do procurador do estado:  O advogado do poder público foi comunicado de algo dentro do processo.
 
Ordenada nota expediente: O julgador determinou que o cartório publique a sua última decisão no diário oficial da justiça para que as partes e seus advogados e quem mais interessar saiba da mesma.
 
Ordinário: Sinônimo de normal.
 
Órgão colegiado: No poder judiciário os processos, via de regra, se iniciam sendo julga dos por um juiz, e os recursos deste processo são julgados por órgãos colegiados (grupo associação), compostos de 3 ou mais julgadores na segunda ou terceira instância.
 
Órgão julgador: É quem julga o processo, são órgãos julgadores, os juízes e os colegiados de segunda e terceira instância.
Origem / orig: De onde veio. Normalmente aqui aparece onde estava o processo antes de chegar onde está agora.