gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Já se pegou tentando ler um processo e teve a impressão de que não estava lendo Português? Não compreendeu metade do que estava escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos Fóruns e Tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantas terminologias  e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples, para que qualquer pessoa possa traduzir e entender facilmente o seu processo. É só clicar na letra correspondente e tirar a sua dúvida.
Caso não encontre alguma terminologia que procura, entre em contato conosco.

Dúvidas e Juridiquês

Indefiro: Significa que não foi aceito pelo julgador, ou seja que o pedido foi negado. 
 
Instância: Na justiça existem três instâncias, a primeira instância é o juiz, a segunda é o tribunal estadual ou regional e a terceira os tribunais superiores de Brasília. Nos processos após as decisões judiciais cabe recurso para as instâncias superiores, ou seja, da primeira para a segunda, da segunda para a terceira.
 
Interlocutoria juntada:  Significa que uma decisão do julgador que não coloca fim ao processo, mas que resolve algo na causa foi colocada dentro do processo.
 
Interposto: Significa que foi dada entrada.  Exemplo: Interposto agravo de instrumento, ou seja alguém entrou com um recurso de agravo de instrumento.
 
Intimação:  Ato pelo qual o julgador informa aos procuradores das partes e a elas próprias ou a terceiros, uma decisão que tomou, e ou chama eles ao processo para fazer alguma coisa.
 
Intimação de acórdão: Significa que esta ocorrendo a intimação - (esta sendo aberto o prazo) para que as partes vejam o acórdão (decisão do colegiado) e recorram se for o caso. 
 
Intimação por publicação: Significa que a parte foi intimada de alguma coisa dentro do processo através de publicação no diário oficial. 
Imprensa: A  Imprensa oficial, por meio do Diário Oficial da Justiça (DO), ou Diário da Justiça Eletrônico é responsável por publicar os despachos e decisões judiciais e assim dar a publicidade para  os mesmos. Só após a publicação é que a decisão judicial passa efetivamente a existir. 
 
Improcedente: Quando o julgamento da causa é desfavorável ao autor.
 
Impugnação:  Há vários tipos de impugnação, valor da causa, AJG, foro, etc..., ela é uma espécie  de mini-processo que, uma parte pode promover contra algo que a outra falou no processo principal. 
 
Inalbis: Em branco, sem que ninguém fizesse nada.
 
Incidente findo: Significa que um incidente processual acabou. Ex. Acabou uma impugnação, uma cautelar incidental, etc...
 
Incluído em pauta: Marcada a data para análise.
 
Inclusão em pauta: Ocorre quando o processo vai para a pauta de julgamentos, ou seja tem o seu julgamento agendado.
 
Indeferido: Significa que o pedido foi negado. Isto não quer dizer necessariamente que o processo foi perdido ou algo do tipo, pois pode ser simplesmente a manifestação do julgador sobre algum ponto no processo que ele não concordou.