gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Dúvidas e Juridiquês

Já se pegou tentando ler um processo e ter a impressão que não escreveram em Português, pois não entende metade do que está escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos fóruns e tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente por Juridiquês. 
São tantos termos e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil o que está escrito.
Por esse motivo, buscamos na net as explicações mais simples para que qualquer pessoa possa estar traduzindo e entendendo seu processo. É só clicar na letra correspondente a sua dúvida.
Caso não encontre algum termo procurado, entre em contato conosco
Baixa: Pode significar que o processo baixou, ou seja, veio de uma instância superior para uma inferior, exemplo: do tribunal para o juiz, ou ainda que o processo foi baixado do sistema, ou seja, que acabou, ou ficou inativo. 
 
Baixa carga juiz: significa que o juiz devolveu o processo ao cartório.
 
Baixa de carga de advogado:  Significa que o advogado devolveu o processo no cartório.
 
Baixa defensoria pública:  Significa que o processo, que estava na defensoria pública, voltou para o cartório. 
 
Baixa definitiva do:   Significa que o processo foi julgado no Tribunal Superior e foi baixado para a primeira instância, ou seja, voltou ao juiz de origem de primeiro grau. Quando acontece isto as partes podem ver o processo para verificar o que foi decidido e, assim tomar o próximo passo, seja lá qual este seja, pois como já explicamos ganhar um processo não significa dinheiro na mão, pois, pode ser necessário ainda várias etapas, como liquidação e execução as quais podem demorar anos. 
 
Baixa MP: Significa que o Ministério Público devolveu o processo no cartório.
 
Baixado: Que desceu. Que foi dado baixa. Pode ter vários significados. Depende da frase. De regra significa que ou, o processo foi entregue, ou, que foi de uma instância superior para uma inferior, ou, ainda que foi para um arquivo.