gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Já se pegou tentando ler um processo e teve a impressão de que não estava lendo Português? Não compreendeu metade do que estava escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos Fóruns e Tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantas terminologias  e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples, para que qualquer pessoa possa traduzir e entender facilmente o seu processo. É só clicar na letra correspondente e tirar a sua dúvida.
Caso não encontre alguma terminologia que procura, entre em contato conosco.

Dúvidas e Juridiquês

Fase processual: O processo possui diversas fases processuais. Exemplo: Fase de conhecimento, fase de liquidação, etc...
 
Fase recursal: Quando o processo está em grau de recurso, alguns falam que ele esta na fase recursal. 
 
Fazenda Pública: É o dinheiro público, o tesouro público, assim na justiça existem as varas da Fazenda, que são aquelas que julgam as ações que possam trazer prejuízos ao Tesouro Público, erário, há as secretarias da Fazenda que são aquelas que são responsáveis pela administração deste patrimônio coletivo e, também para cuidar que ele cresça, por fim logicamente o Ministério da Fazenda. 
 
Feito: Sinônimo de processo, de ação.
 
Fls : Folhas