gallery/icone

Consultar e Monitorar Processos

 B   C   D   E   F   G   H   I   J     L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   x   w      PERGUNTAS  benefícios  

Já se pegou tentando ler um processo e ter a impressão que não escreveram em Português, pois não entende metade do que está escrito? Fique tranquilo, não é só você que tem esse problema. Essa língua a parte, vivida dentro dos fóruns e tribunais de todo Brasil, é chamada popularmente de Juridiquês. 
São tantos termos e palavras não utilizadas por nós seres comuns, que fica difícil saber o que está escrito.
Por esse motivo, montamos um dicionário para explicar de forma simples e para que qualquer pessoa possa estar traduzindo e entendendo seu processo. É só clicar na letra correspondente a sua dúvida.
Caso não encontre algum termo procurado, entre em contato conosco.

Dúvidas e Juridiquês

Qual o prazo para a réplica? O Código de Processo Civil não define prazo específico para a réplica, razão pela qual a princípio o prazo seria 5 dias (se a contestação não apresentou documentos) ou 10 dias (se a contestação trouxe).
 
Quanto tempo vai demorar?  É impossível prever tempo em se tratando de poder judiciário, e  qualquer coisa que alguém te falar é só previsão, tão ou menos confiáveis  que previsões de videntes, pois isto não depende do seu advogado, não é ele quem julga a causa, não é ele que faz andar o processo no cartório, e acima de tudo não  foi ele quem fez a lei que permite recursos infinitos, logo,  infelizmente por mais boa vontade que tenhamos nunca poderemos lhe responder a esta pergunta a não ser com afirmações genéricas e circunstanciais,  pois por exemplo enquanto um processo simples costuma demorar 2 anos em Porto Alegre, o mesmo processo em média pode durar 6 anos em São Paulo, e pior o fato do processo do seu vizinho ter demorado 2 anos não quer dizer que o seu não vá demorar 4 anos. Justiça é caso a caso. No entanto, o que podemos lhe dizer com certeza é que o seu processo vai demorar muito tempo, muito mais do que você imagina.